Como fazer música eletrônica

home studioA música eletrônica ficou muito popular nos últimos anos, e hoje em dia está por todos os lugares. Atualmente diversos artistas alcançaram status de pop star produzindo e criando música em computadores, ganhando inclusive prêmios Grammy, este que é considerado o maior prêmio da música mundial internacional. Não é só isso, mas são vários outros fatores que fazem com que cada vez mais pessoas têm o interesse de aprender como fazer música eletrônica.

Djs e a dance music

Todo mundo sabe que a dance music é muito ligada aos djs, pois são esses que tocam esses sons nos clubs e em outros tipos de baladas. Mas pelo contrário, nem todo mundo sabe que música eletrônica não é só dance music. Existem determinados sub-gêneros que não são feitos para dançar. É que grande parte das pessoas acham que música eletrônica se resume aos beats (batidas) da house music, ou de outro estilo que contenha bumbo cadenciado.

Tipos de música eletrônica

Dentro do amplo espectro da música eletrônica, existe muitos tipos de sub-gêneros, às vezes pode ser difícil diferenciar as várias classificações. Contudo, quando você conhece os estilos mais básicos (alguns deles são: ambient, house music, trance, drum’n’bass, dubstep, hip hop ou alguns tipos de ritmos quebrados, que podem ser chamados de experimentais), fica bem mais fácil saber diferenciar e dar o devido nome ao tipo de som que você está ouvindo no momento.

Como criar música eletrônica

Qualquer área que você pretende atuar, tanto como trabalho ou hobby, é preciso muita dedicação, estudo e prática, para aprender e evoluir. Com a música eletrônica não é diferente, só com muito interesse em desenvolver esse tipo de arte, de criar música com computadores, teclados e outros instrumentos musicais, é que você conseguirá produzir músicas de qualidade, exercendo a função de produtor musical. É preciso gostar muito de música, naturalmente.

O ideal é que o iniciante faça ao menos um curso básico de teclado, ou mesmo que aprenda outro tipo de instrumento musical, adquirindo assim uma boa base para iniciar de fato a criação de composições musicais com auxílio de softwares sequenciadores. Tudo fica mais fácil quando se conhece um pouco sobre teoria musical.

Cursos e tutoriais

Dependendo do lugar onde você mora, é bem possível que encontre muitas escolas de música, ou mesmo locais onde é possível fazer cursos específicos para músicos iniciantes. Sem dúvida que é, de fato, muito útil fazer um curso de música numa sala de aula, ou com professor particular. Tem muitas vantagens aprender em contato com outros alunos, e com a figura de um mestre passando seus conhecimentos. Mas hoje em dia ficou muito mais fácil aprender tudo pela internet, e sem gastar um tostão. Estou falando sobre os muitos cursos gratuitos, incluindo tutoriais em vídeos no youtube, artigos em blogs, comunidades, fóruns e muitos outros recursos que a web oferece para o aprendizado de música.

É aí que entra o site como fazer música, que é este que você está no momento, pois é um canal excelente que pode e deve ser utilizado como fonte de aprendizado sobre criação, composição e produção musical, com auxílio de computadores. Para aprender a fazer música eletrônica, ou aperfeiçoar sua arte, não deixe de acompanhar nossos posts e dicas exclusivas sobre produção de dance music e outros gêneros eletrônicos.