O que é VST?

Os instrumentos VST agilizaram e muito no processo de criar música. A arte da produção musical em home studios e em estúdios profissionais ganhou muito com esses instrumentos virtuais, hoje em dia eles substituem com competência os teclados sintetizadores e módulos de efeitos, ambos caros e dispendiosos. Além do que esses plugins não ocupam nenhum espaço físico, é outra vantagem a ser citada.

Arturia Jupiter 8v VST

Enquanto um sintetizador potente custa algumas centenas de dólares, um bom VST pode sair por um valor razoável, comprando nos sites das empresas e fazendo o download na hora. Existem plugins VST para todo tipo de finalidade, com todos os tipos de sons. Você encontra VSTs que simulam pianos, baixos, guitarras, orgãos, sintetizadores analógicos clássicos, baterias, efeitos variados, instrumentos de sopro, cordas, todo tipo de instrumento real ou imaginário.

 

A diferença e o significado de VST e VSTi: Veja a definição

VST: Virtual Studio Technology – Plataforma de áudio para plugins e efeitos, a tecnologia é criação da empresa Steinberg, famosa pelo software Cubase, entre outros produtos.

VSTi: Virtual Studio Technology Instrument – Formato para instrumentos virtuais que rodam sobre a plataforma VST. Diversas empresas fabricam vsts, é possível achar bons vsts pagos como muitos gratuitos também.

Um plugin VST pode ser de instrumento ou de efeito. Alguns são híbridos.

Existem milhares de plugins, tanto comerciais como freeware, a tecnologia VST é suportada por um grande número de aplicações de áudio. Para citar as plataformas mais comuns que trabalham com vsts: Ableton Live, Logic, FL Studio, entre muitos outros.